5 vantagens da recuperação de tributos para sua empresa

A importância do planejamento financeiro

Você está fazendo o planejamento financeiro de sua empresa e um dos principais fatores que você precisa levar em conta é a redução de custos. Seja cortando funcionários, comprando equipamentos que gastem menos energia ou negociando preços melhores com fornecedores. 

Nenhuma atividade comercial escapa!

O brasileiro paga diferentes percentuais de imposto dependendo do tipo de produto em questão. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT em 2015 revelou alguns desses números:

Vai abrir um hotel? 29% vai para o governo. Uma sorveteria? 38% é de impostos. Vai abrir uma destilaria? Incríveis 81% do preço é a fatia relativa a suas obrigações fiscais.

E se você pudesse recuperar esses tributos ou pagar menos?
Poderia tornar seu preço mais competitivo frente à concorrência?

Essa importante redução de custos deve estar presente no planejamento financeiro de qualquer negócio. Nesse artigo, vamos analisar 5 vantagens da recuperação de tributos para sua empresa e por que é tão importante contar com a ajuda de uma empresa especializada. Afinal, você quer que tudo seja feito dentro da Lei e se reverta em uma real economia e maximização dos seus lucros.


1. Gerar caixa

A grande vantagem da recuperação de tributos é gerar caixa para sua empresa. Ao contratar um serviço de consultoria e auditoria, a empresa passa por uma análise de documentação onde são descobertas brechas legais por onde ela pode recuperar esses tributos.

Funciona assim: um corpo técnico especializado identifica quais tributos a empresa está pagando indevidamente e orienta na preparação de toda documentação necessária para fazer essa recuperação. Por exemplo, você pode estar pagando a Contribuição Previdenciária Patronal sobre Verbas Indenizatórias, tributo pago indevidamente sobre diversas despesas que todas as empresas têm.

Outra forma de gerar caixa através da recuperação de tributos é a Recuperação da Contribuição Adicional de 10% Sobre o FGTS, tributo que foi criado para compensar a União pelas correções inflacionárias dos planos Verão e Collor (1989 e 1990).

O trabalho da empresa de consultoria é mostrar a inconstitucionalidade desse tributo e recuperar o que foi pago indevidamente. Dependendo do tributo envolvido, a porcentagem a ser recuperada pode ser alta, mas tudo precisa ser analisado minuciosamente antes de partir para a ação judicial.

Por isso, é importante contar com o apoio de uma consultoria especializada na área.


2. Aproveitar melhor os recursos de sua empresa

Para ter força no mercado e se tornar competitiva, uma empresa precisa constantemente investir em melhorias de suas instalações, modernizar seus produtos e contratar mão de obra especializada. Esses investimentos têm como objetivo o crescimento da corporação e quanto mais verba um gestor puder dedicar a essa finalidade, melhor.

Quando uma empresa consegue negociar com o Governo e diminuir sua carga tributária, sobra mais dinheiro para investir no que realmente importa. Portanto, a recuperação de tributos torna sua empresa mais competitiva e forte financeiramente.

Como vimos no exemplo do começo do texto, 27% do preço de uma academia são na verdade tributos disfarçados. Imagine que o dono da academia consiga reduzir esse percentual para 15% com o auxílio de uma consultoria especializada.

A diferença no preço final seria bem grande, e isso seria muito atraente para os clientes, além de diminuir a necessidade de cortar custos com funcionários por exemplo.

Identificar oportunidades com a economia fiscal é um passo importante para sua sobrevivência no mercado.


3. Procedimento 100% legal e seguro

Tudo que envolve tributos e Governo é visto com olhos desconfiados pela sociedade. Será que a empresa vai ficar marcada com o Governo e ele a prejudicará de alguma forma? A recuperação de tributos é ilegal? Eu vou estar sonegando tributos?

A resposta para todas essas perguntas é uma só: “Não”.

Todo o processo é 100% legal!

Uma grande vantagem da recuperação de tributos é que tudo é feito em consonância com a legislação.


4. Para todo tipo de empresa

Não é só porque sua empresa está no começo ou porque é uma microempresa que o serviço de consultoria não é importante.

Empresas pequenas precisam pagar uma série de tributos, mesmo que façam a opção pelo Simples Nacional.

Empresas que estão começando agora precisam mais do que nunca cortar custos para se estabelecer no mercado e crescer de maneira saudável e nada melhor do que economizar na hora de pagar tributos.


5. É fácil e sem complicações

Engana-se quem pensa que para recuperar tributos a empresa precisa passar por meses de análise, entrega de todos os documentos possíveis, etc. A grande maioria dos trabalhos de consultoria requerem uma documentação simples. Dependendo do serviço, será pedido algum documento a mais, mas o processo todo é bastante otimizado e rápido, se feito por uma empresa que realmente saiba o que está fazendo.

Portanto, não tem complicação ou demora e isso não é desculpa para não correr atrás da recuperação dos tributos que você pagou a mais.

Conheça os serviços da MGTM e descubra esse grande mundo da recuperação de impostos. As vantagens são várias e sua empresa vai se tornar mais competitiva e ter uma melhor saúde financeira. E o melhor: tudo 100% seguro e dentro da Lei.
”SOLICITAR

× Fale pelo Whatsapp
//]]>